domingo, 15 de fevereiro de 2009

Neguinho - Cimples Ocio amigos no futebol

foto - site FPF - Parana Clube campeão 1991
Entre 2000 e 2002 todas as segundas participei de um otimo time de pelada, entre os diversos ex-profissionais da bola estava o Neguinho:
Biografia de um autêntico craque
No bairro Boa Vista, com apenas onze anos, comecei minhas atividades de jogador de futebol. Meu primeiro time foi o Corinthians daquele bairro, comandado pelo presidente e técnico Sebastião Furquim. Isso aconteceu nos idos de 1976. O Furquim levava o grupo de futuros craques até o antigo campo do Bacacheri. Fiz algumas apresentações no América do Maneco e no São Vicente, que era comandado pelo próprio Furquim. Em 1979, por minha iniciativa, apresentei-me para o professor Miro que comandava uma escolinha de futebol no campo dentro da Base Aérea. Estava eu no grupo de garotos jogava nos intervalos das partidas profissionais no campo do Coritiba, deixando o público curioso para ver em ação aquela garotada. Em 1981 assinei registro com o América, do presidente Maneco. No ano seguinte, Serginho Cabeção me levou para fazer testes no Pinheiros, onde fiquei durante três meses. Foi então que o ponteiro Gil me convidou para comparecer no Alto da Glória, me apresentando ao técnico Nilo Neves (categoria juvenil). Em 1985 fui emprestado para o Combate Barreirinha, time principal que foi campeão em 1986 numa disputa com o Capão da Imbuia. Disputei também a Copa Folha de Tamandaré pelo time dos Barriqueiros, campeão. Em 1987 assinei com o São Vicente, campeão do Torneio Roberto Pigue. Em 1988, Elizeu Siebert providenciou minha transferência para o Vila Fani para jogar ao lado do ídolo Nego.
Para não haver confusão, passei a ser chamado de Neguinho. Ganhamos o título da Suburbana e da Taça dos Campeões. Em 1989, bicampeão da Taça dos Campeões e do Sul-brasileiro. Fui escolhido como o melhor atleta daquele torneio. Para fechar o ano, ganhamos a Taça Paraná.
Em 1990 o Vila Fani continuou sua série vitoriosa, ganhando o título da 1.ª divisão contra o Iguaçu, feito repetido em 1991. Bicampeão amador, tricampeão da Taça dos Campeões e bi do Sul-brasileiro. No final desse ano me profissionalizei, assinando com o Paraná Clube. Ganhamos o título numa final com o Coritiba FC no Couto Pereira. Uma honra para mim, subir do amador para o profissional, já com um título tão sugestivo.
Disputei o Brasileiro série B em 1992. Ganhamos o título numa decisão com o Vitória da Bahia, o gol da vitória na final foi marcado pelo Saulo. Em 1993 venderam meu passe para o Ituano, oportunidade em que joguei ao lado do Juninho Paulista, revelação da época. O Ituano fez uma série de empréstimos a seguir: Barretos (1994), Atlético de Sorocaba (1995), voltei para o Ituano e em 1996 fui para o Grêmio Maringá; 1997, Marechal Cândido Rondon; 1998, Foz do Iguaçu e em 1999 atuando pelo Irati no campeonato paranaense, jogo em Francisco Beltrão, sofri uma entrada de carrinho por trás tendo fratura exposta na tíbia da perna esquerda, acabando com minha carreira de atleta profissional.
Depois de recuperado, voltei para o amadorismo, defendendo o time do Vasco na Copa Folha de Tamandaré (campeão). No ano 2000, atendendo solicitação da diretoria do Vila Hauer, fiz reversão de categoria para defender aquele clube. Em 2001, ganhei a Copa Folha de Tamandaré com a camisa do Garotos Unidos de Pinhais.
Na 1.ª divisão, atuei no recém-criado Renovicente do presidente Nedabias Ramos, sob o comando do técnico Marinho Lima. Campeão da temporada, subindo para a divisão especial.
Disputei também o interclubes pelo Olimpique (campeão). Em 2002 fui contratado como auxiliar técnico do Palozzi no Marechal Cândido Rondon. Com a saída do mesmo, assumi o comando daquela equipe. Chegamos até a final daquela competição. Em 2003, o técnico Saulo me levou para ser seu auxiliar no Paraná Clube. Por várias vezes assumi o comando da equipe principal até a chegada do treinador Paulo Campos. Fui mantido como auxiliar até o mês de setembro deste ano, quando passei para o cargo de treinador de juniores no campeonato estadual da categoria. Ficamos em 3.º lugar. Nas horas vagas, defendi as cores do Independente na Copa Folha de Tamandaré (campeão). Aos 38 anos de idade, já tive a honra de conquistar inúmeros títulos nos vários clubes que defendi, inclusive, campeão paranaense de profissionais pelo Paraná Clube em 1991. Somando todos eles, chego à marca de 19 títulos."
Nome: Edson C. dos Santos (Neguinho).
Nascido em Curitiba, dia 19 de dezembro de 1965.
Posição: meia-atacante.
fonte: parana-online

Nenhum comentário: