sábado, 3 de abril de 2010

Frases e filosofias futebolisticas

Pois é, me animei lendo as frases do Dario. Segue algumas de uns dos mestres nessa lida - Gentil Cardoso, treinador de seleção brasileira, varias vezes campeão pelos clubes que passou. Vamos lá:
(foto fluminense - museu dos esportes)
GENTIL CARDOSO
Imagem: Gentil Cardoso num genial desenho de Ricardo Soares.

Gentil Alves Cardoso (Recife, PE, 5/7/1906 – Rio de Janeiro, RJ, 8/9/1970); oficial reformado da Marinha e técnico de futebol.
Implantou no país o sistema de jogo WM. Campeão carioca de 1946 pelo Fluminense e em 1952 pelo Vasco.
Técnico da Seleção Brasileira em 1959.
Como técnico do Botafogo contratou Garrincha.
Criador do termo “zebra” e de máximas que são utilizadas até hoje no mundo do futebol.
FRASES DE GENTIL CARDOSO NO LIVRO “90 MINUTOS DE SABEDORIA”:
* “A melhor defesa é o ataque
* “Dêem-me Ademir Menezes e lhes darei o título
(O Fluminense atendeu ao pedido do técnico e foi campeão carioca de 1946).
* “Estou com o povo e quem está com o povo não perde o poder
(Ao comemorar o título de campeão carioca pelo Vasco, em 1952. Foi demitido ainda no vestiário).
* “Quem se desloca recebe. Quem pede tem preferência
* “Se a bola é feita de couro, se o couro vem da vaca e se a vaca come capim, então a bola gosta de rolar na grama e não ficar lá por cima; portanto, meus filhinhos, vamos jogar com ela no chão
* “Meu time vencer é a mesma coisa que dar zebra no jogo do bicho
(Quando era técnico da fraca Portuguesa carioca).

* “Daqui pra frente, quero todo mundo indo pra cima e chutando a bola pra dentro da área de qualquer ângulo. Sabe como é: contra time pequeno, bola na bunda é pênalti.”
“O craque trata a bola de você, não de excelência.”
* “Só me chamam pra enterro, ninguém me convida pra comer bolo de noiva.” (Porque sempre era chamado pra treinar times em crise)
* “Eu estou com as massas, e as massas derrubam até governos.”
(Com a proximidade do final do Campeonato Carioca de 1952, cresciam os boatos de que Gentil Cardoso seria demitido assim que a competição terminasse. Só que o Vasco foi campeão e, na festa do título, carregado em triunfo nos braços da torcida, Gentil proferiu essa famosa frase. Acabaria demitido no dia seguinte.)

expressões:
Cobra - Para definir um grande jogador; um craque que, como a cobra, é perigoso.
Zebra; deu zebra - Quando, por azar, um time favorito perde o jogo para um bem mais fraco (Gentil teria se inspirado no jogo do bicho do qual não consta o animal zebra e, portanto, seria um resultado praticamente impossível)
_____________
fonte: http://fotolog.terra.com.br/filosofiadofutebol:178
postado por Ivan Maurício em 25/02/2006 15:32
fonte: http://blog.soccerlogos.com.br/

Nenhum comentário: